Categorias
Meio Ambiente

Aquecimento Global e o consequente efeito das Mudanças Climáticas

Dezembro de 2023.

Dr. Laudiélcio F. M. Silva (Especialista em Educação Ambiental)

Na década de 1980, o Brasil já apresentava preocupações demasiadas com relação à destruição da camada de ozônio na atmosfera. Era bastante evidente a formação de ‘smog’, termo usado para se referir à formação de nuvens de fumaça na atmosfera, o que poderia vir a comprometer a camada de ozônio ali presente, causando incidências mais fortes de raios solares e o consequente impacto na temperatura da superfície da Terra, além do aumento de ocorrência de câncer de pele.

Antes mesmo daquela época, porém, a comunidade internacional já alertava para possíveis impactos ambientais globais devido às ações de degradação do meio ambiente pelas indústrias, em razão da exploração indiscriminada dos recursos naturais.

Hoje, passados mais de 40 anos, a comunidade internacional continua a debater o aquecimento global, e as pessoas já sentem no seu cotidiano as consequências desse fenômeno que vem se agravando a cada ano, embora ainda haja países que negam a sua ocorrência. A ideia predominante dentre aqueles que reconhecem o fenômeno do aquecimento global é que ele decorre da ação humana no meio ambiente, em razão do aumento da concentração, na atmosfera, dos gases causadores do efeito estufa produzidos pela queima de combustíveis fósseis, pelas ações indiscriminadas das indústrias, pelo desmatamento e demais atividades de degradação ambiental.

A principal consequência do aquecimento global é o fenômeno das mudanças climáticas. O último relatório do IPCC sobre este fenômeno indica a elevação da temperatura média da Terra, o que resulta na mudança climática com impacto direto na vida das pessoas, seja na agricultura, seja na sensação térmica de calor, em grandes períodos de seca ou mesmo na precipitação de chuvas com potencial de alagamento, deslizamento de barreiras, etc.

O que preocupa ainda mais é que, mesmo diante de tudo isso, existem autoridades internacionais que ignoram estas questões.

Diante de tal constatação, não há como ficarmos alheios ao debate. É necessário que as pessoas participem de discussões relativas às mudanças climáticas para que, entendendo as suas causas e consequências, possam unir-se na perspectiva de encontrar possíveis soluções de mitigação dos efeitos devastadores desse impacto no meio ambiente e, em particular, nas diferentes formas de vida na Terra. Denunciar o negacionismo de algumas autoridades e cobrar dos organismos internacionais ações efetivas é tarefa indispensável para a coletividade.