Categorias
Profissional

“UM PASSO À FRENTE”!


Baseado no DECRETO Nº 9.579 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018, em seu Artigo 51 que trata da obrigatoriedade da contratação de aprendizes pelas empresas, o texto afirma que:
“Estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos oferecidos pelos serviços nacionais de aprendizagem o número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento cujas funções demandem formação profissional.” (BRASIL. 2018).
Desse modo o jovem tem para apoiá-lo um discurso amparado na própria “Lei do Aprendiz”, que denota uma preocupação das instituições constituídas em acolhê-lo no mercado de trabalho concorrido e diverso dos tempos contemporâneos.
Já ouvimos bastante a frase juvenil que dizia: “terminei meus estudos, agora vou me jogar no mercado de trabalho!” Uma observação perigosa perpassa nessa afirmativa! O trecho que diz “TERMINEI MEUS ESTUDOS”!
O mercado atual está cada dia se tornando mais diverso, elaborado e complexo. Demanda de todos os que querem ocupar seu espaço mais aperfeiçoamento, qualificação e consequentemente estudos e preparo. Desse modo o processo de aprendizagem não acaba pois necessita de atualizações constantes e contínuas.

Precisamos traçar novos e melhores caminhos que possam incrementar nossas carreiras profissionais! A dica é deixar de fazer o óbvio e passar a fazer o melhor pois isso criará um diferencial em sua carreira. E uma outra importante dica é buscar novos e diferentes conhecimentos e novas habilidades pois sua visão se tornará cada vez mais ampla e garante um perfil mais solido, versátil e competitivo. Você pode até parar de estudar formalmente, mas nunca, nunca, nunca deve para de aprender e
E sobretudo ter a capacidade de encarar e lidar com as emoções que é desenvolver sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL! Que se faz um ponto importantíssimo nessa busca de melhores colocações, nesse contexto. Pois a inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso profissional, bem como às relações interpessoais e à automotivação. Pessoas que tem um melhor controle sobre as suas emoções também têm mais possibilidades de ocupar posições de decisão, gestão e consequentemente posições melhores em suas carreiras e suas vidas. Pois elas vão lidar melhor com as adversidades, obstáculos, e também com sucessos, conquistas, e todo o dinamismo da nova vida cotidiana que se desenvolve nos dias de hoje, e dos processos nela envolvidos.
Tem outra citação muito comum, que ouço a juventude pronunciar constantemente, que é: “CORRER ATRÁS!” Se nós analisarmos friamente poderíamos substituir essa expressão por outra como: UM PASSO À FRENTE! Pois essa outra reflete a antecipação dos fatores e demostra mais preparo no momento de lidar com esse mercado e com a vida.

Teoricamente, as leis estão colocadas e o mercado está se preparando. Cabe aos jovens e a você que quere iniciar nos processos de introdução e permanência nesse mercado, a partir de agora, fazer sua parte e se preparar cada vez melhor pois a disputa já está lançada e quem se preparar melhor e antever as jogadas conquistará melhores colocações e/ou recolocações. Esteja sempre a um passo a frente e confie em si que vai dar certo!

Por Alexandre Andrade

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018. dispõem sobre a temática do lactente, da criança e do adolescente e do aprendiz, e sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente e os programas federais da criança e do adolescente, e dá outras providências., Brasília, DF. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 02 ago. 2023.